logo RCN
Notícia

Navio de explorador pioneiro da Antártida é encontrado após 107 anos

  • Terra -

Cientistas encontraram e filmaram o navio Endurance, do explorador da Antártida Ernest Shackleton, 107 anos após a embarcação ter naufragado.
A descoberta foi feita no último fim de semana, nas profundezas do Mar de Weddell, no oceano Antártico.

O navio foi esmagado por blocos de gelo e afundou em 1915, levando Shackleton e seus homens a uma fuga surpreendente a pé e em pequenos botes.

Vídeos do naufrágio mostram que o Endurance está em condições notáveis.

Mesmo estando a 3 km embaixo d'água há mais de um século, se parece exatamente como no dia de novembro em que afundou.

Suas madeiras, embora rompidas, ainda estão bem unidas, e o nome - Endurance - está claramente visível na popa da embarcação.

"Sem nenhum exagero, este é o melhor naufrágio de madeira que eu já vi - de longe", afirmou o arqueólogo marinho Mensun Bound, que participou da expedição de descoberta e realizou uma das ambições dos seus quase 50 anos de carreira.

"Está na vertical, bem imponente e em excelente estado de preservação", disse ele à BBC News.

O projeto para encontrar o navio perdido foi organizado pelo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), usando um quebra-gelo sul-africano, o Agulhas II, equipado com submersíveis operados remotamente.

O líder da missão, o veterano geógrafo polar John Shears, descreveu o momento em que as câmeras pousaram no nome do navio como "de cair o queixo".

"A descoberta do naufrágio é uma conquista incrível", acrescentou.

"Concluímos com sucesso a busca de naufrágio mais difícil do mundo, lutando contra a mudança constante do gelo marinho, nevascas e temperaturas chegando a -18°C. Conseguimos o que muitas pessoas diziam ser impossível."

O que os submarinos viram?
"Você pode ver uma escotilha que é a cabine de Shackleton. Nesse momento, você realmente sente a respiração do grande homem na nuca."
"Você teria que ser feito de pedra para não amolecer ao ver aquela estrela e o nome acima", acrescentou.

"Você pode até ver o nome do navio - ENDURANCE - arqueado em sua popa logo abaixo do balaústre (um corrimão perto da popa). E abaixo, a brava Polaris, a estrela de cinco pontas, em homenagem à qual o navio foi originalmente chamado", disse Mensun Bound.

Os mastros estão abaixados, o cordame está emaranhado, mas o casco está bastante coeso. Algumas avarias são evidentes na proa, presumivelmente onde o navio atingiu o fundo do mar. As âncoras estão presentes. Os submarinos avistaram até algumas botas e louças.

O navio tem a mesma aparência de quando foi fotografado pela última vez pelo cineasta de Shackleton, Frank Hurley, em 1915.



'Deixei tudo para trás e agora temo por meu futuro', diz brasileiro resgatado da Ucrânia Anterior

'Deixei tudo para trás e agora temo por meu futuro', diz brasileiro resgatado da Ucrânia

Poeira do Saara atravessa o oceano Atlântico e chega ao Brasil Próximo

Poeira do Saara atravessa o oceano Atlântico e chega ao Brasil

Deixe seu comentário